top of page

UM PARAÍSO CHAMADO JERICOACOARA

Meus amoreees, estou tão feliz em receber tantas mensagens de carinho e incentivo de vocês! Recebi muitos elogios pelo blog e vi que teve bastante acesso desde quando o divulguei, então quero deixar aqui meus agradecimentos!!! ☆ ♡


Bom, então vamos para mais um post e este será sobre minha viagem. E que viagem!! Acho que foi uma das melhores que já fiz! Primeiro porque fui para minha terra do coração que é o Ceará, visitei minha cidade querida: Fortaleza! Para completar fui conhecer outros lugares como Cano Quebrada e Morro Branco, que são lugares lindos e eu super recomendo o passeio, mas vou te contar que o lugar que ganhou meu coração foi Jeri! Sim, a gente sai de lá falando Jeri, de tão íntimo que fica (rsrs).


Já fiz um post sobre lugares tops aqui no Brasil para se passar a Lua de Mel e Jeri estava entre eles. Cheguei até a comentar sobre minha viagem para lá, mas não fui muito a fundo... Aqui eu quero mostrar para vocês como foi, relatar pelas fotos tudo que vivi e transportar vocês para lá através deste post. Então como sugestão, deixo aqui uma trilha sonora que irá te envolver no ritmo nordestino, fique a vontade para ler este post ao som de Dominguinhos.



Bom, primeiro vou colocar aqui algumas fotos de Fortaleza para quem não conhece esta maravilhosa capital, com fotos da Praia de Iracema, Praia do Futuro, Praia de Meireles e Mercado Central de Fortaleza:


Depois de dar um pulinho mostrando um pouco de Fortaleza, nosso destino agora é Jericoacoara!


O Parque Nacional de Jericoacoara se encontra localizado a 300 km a oeste de Fortaleza. Reúne um conjunto de belezas naturais de diferentes biomas criando um lugar único. Em 1994 o jornal americano “Washinton Post” a escolheu como uma das dez mais belas praias do mundo. A vila não possui postes de iluminação para preservar a iluminação proveniente da lua e das estrelas, as ruas são de areia e não existe estrada de acesso nos últimos 15 km, portanto é necessário veiculo 4x4 para chegar. (PORTAL JERICOACOARA)


No meu caso, nós fomos de micro-ônibus em uma viagem de mais ou menos 4 horas e meia com parada para lanche na ida (pois saímos de manhã e na volta para Fortaleza tivemos parada para almoço). Minha família fechou o pacote com a GirafaTur que nos proporcionou todos os passeios neste incrível lugar.


Antes de chegar em Jeri, fizemos uma parada no Município de Jijoca, onde trocamos de veículo e de lá em diante as aventuras já começaram...


Entramos em uma antiga 4x4 ou chamado "pau de arara" e a estrada é essa que mostra na foto acima, somente areia e muita mata preservada.


Quando chegamos, já era hora do almoço e comemos um peixe assado maravilhoso. De lá já partimos para nosso primeiro passeio: a Pedra Furada. É uma caminhada de em média 40 minutos e muitas vezes demora até mais, porque são tantos registros feitos, que não dá para passar em branco, gente! Cada passo é um flash, pois o trajeto é lindo! Para quem não quer encarar a caminhada, há a opção da charrete também (meus pais optaram por ela rsrs). Veja nas fotos:


No final de toda essa caminhada, quem nós encontramos? O cartão postal de Jericoacoara! A famosa Pedra Furada, uma formação rochosa esculpida pela natureza via ondas do mar, que fica a 4 quilômetros da vila. É também o cartão postal do Ceará. Como fomos no mês de julho, então ganhamos de presente assistir a beleza do pôr do sol pelo buraco da pedra, que só acontece neste mês.


Finalizamos muito bem este primeiro dia em Jeri! Mas quem disse que acabou?? Nãooo! Saímos para jantar e que vila deliciosa de andar a noite! Muitos restaurantes e comida gostosa!


Para quem gosta de um forró está no lugar certo! Em Jeri as baladas vão até 2h da manhã em média. Como boa opção tem o Forró da Dona Amélia, que fica na Rua do Forró e acontece nas quartas e sábados.

Depois do forró nada melhor do que dá uma reabastecida na padaria Santo Antônio. Ai você me questiona, mas 2h da manhã tem padaria aberta na vila? Sim! A Padaria Santo Antônio, abre exatamente com o objetivo de atender quem vem do pós-balada. Há diversos pãezinhos recheados, bolos e outras comidinhas de padaria. Mas fique esperto, porque se demorar muito pra ir para lá é capaz de não encontrar mais nada.


A noite em Jeri é uma criança! Não se preocupe, pois lá não há perigo de andar de madrugada pelas ruas, que a propósito são todas de areia do mar. Dá para caminhar tranquilamente com os pés no chão.

Bom vamos para nosso segundo dia nesse lugar! Acorde cedo para pegar seu buggy ou quadriciclo e se mandar no passeio pelas praias de Jeri e dunas.


A primeira parada é na Praia de Mangue Seco, onde o Rio Guriu se encontra com o mar e forma uma lagoa salgada que serve de abrigo para cavalos marinhos, conhecida como "Gamboa". Lá você pode fazer o passeio de canoa para ver o cavalo marinho de perto. Como não perco uma, lá fui eu...


Depois deste passeio, você volta para o buggy e mais a frente há uma travessia na balsa para chegar a um lugar liiiindo, um manguezal seco, onde tem balanços, rede, um cenário incrível para belas fotos. Veja abaixo:


O destino final é a Lagoa da Tatajuba na Praia de Tatajuba, um vilarejo de pescadores que foi soterrado pela areia e reconstruído na outra margem do rio, tem dunas enormes, coqueirais e mar calmo. A duração total do passeio é em média 5 horas. Aproveitamos para almoçar lá, um pescado fresquinho que você escolhe na hora. Nesta lagoa há redes para descanso e o almoço é dentro da água mesmo, claro!


Quando a gente voltou para a vila de Jeri, ainda deu para aproveitar a tardezinha e andar pelo vilarejo, nas ruas de areia que parece mais cenário de novela.

Quando tiver próximo do pôr do sol, não perca o espetáculo de apreciá-lo na famosa duna do Pôr do Sol em Jeri. É de cair o queixo, de tanta beleza!

Quer curtir a noite em Jeri, mas sem balada? Há uma série de restaurantes e bares, além de você também poder sair para apreciar o artesanato local pelas lojas e feirinha na Rua Principal. Dá uma olhada na vibe boa desse lugar:


Vamos para o terceiro dia??

Acordamos cedo, tomamos aquele café reforçado e já embarcamos em mais um passeio, conhecer a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso!

Os nomes dizem literalmente o que são essas lagoas, tudo de bom!


As lagoas possuem areias finas e águas cristalinas em diversos tons de verde e azul. O espelho d´água é um só, mas ganha nomes diferentes em dois trechos. A Lagoa Azul, mais rústica, é o ponto de parada dos passeios de buggy. Tem barracas simples e trampolins de madeira. Já a parte conhecida como Lagoa do Paraíso oferece infraestrutura de bares e restaurantes com espreguiçadeiras e redes. A lagoa fica a cerca de 30 minutos de Jeri e é acessível por buggy. (Férias Brasil)


Para chegar na Lagoa Azul há uma travessia tão gostosa pela própria lagoa e as areias clarinhas e limpas da Lagoa do Paraíso em contraste com o azul da própria lagoa me encantou!


Aproveitamos para almoçar na Lagoa do Paraíso. Aaaah, não posso esquecer da parada na Árvore da Preguiça, na Praia do Preá! Sim, tem esse nome pois a árvore cresceu deitada, mas também em um lugar calmo desse, até a árvore quer ficar deitada! (rsrs brincadeira gente!)

Na verdade, essa árvore de preguiçosa só tem o nome, pois é uma guerreira! São poucas as árvores que resistem ao vento e ao calor intenso, principalmente quando está próximo da praia, por isso ela teve dificuldade de se erguer, mas resiste bravamente em meio a dunas, ainda que deitada. Esta árvore fica apenas 30 metros da praia.


Então, de um passeio como esse, é claro que você volta energizado depois de tanto contato com a natureza linda e belos lugares. No fim de tarde é seu momento de folga para curtir sua pousada/hotel em Jeri, que vamos combinar aqui, é uma atração a parte. Já dei algumas dicas em outro post de lugares para hospedar em Jeri, mas pesquise bastante e reserve com antecedência para conseguir bons valores. A pousada que me hospedei foi a Villa Caju, se quiser ver mais fotos dela ou sobre, visite o post Destinos para a Lua de Mel que escrevi ou clique no nome dela acima que te redirecionará para o site da mesma.


Meu post termina por aqui... Espero que tenha gostado e que eu tenha aguçado sua vontade de conhecer de perto este paraíso, que ultimamente anda sendo muito frequentado pelos famosos, que descobriram os encantos deste lugar. Depois me conte aqui, como foi sua viagem, suas experiências e o que achou do post! Beijooos meus amooores! See you ♡






bottom of page