top of page

ROUPA NOVA X ROUPA SEMINOVA


Olááá meus amoooores!!! Como vocês estão? Hoje eu vim com uma dica valiosa para quem quer estar na moda, sem gastar muito! Mas, primeiro, gosto de contextualizar um pouco para vocês entenderem onde quero chegar...


Em período de crise, com tanta inflação nos preços e o desemprego aumentando a cada dia, estamos literalmente vivendo tempos incertos. Momentos como esse, nos leva a refletir sobre a importância das coisas e o valor que colocamos nelas. A sociedade em que estamos inseridos abarca uma forte mentalidade de consumo. Afinal, estamos morando em um país capitalista, onde o lucro é o objetivo final e o consumo torna-se um meio para tal. Como isso acontece?


As empresas, através de um pesado marketing, induzem as pessoas a querer tal produto como uma necessidade primordial, provocando o dilema das infinitas parcelas a perderem de vista. O aumento do consumo faz aumentar a produção das empresas que querem vender cada vez mais e isso fomenta a economia. Mas eu te pergunto, até que ponto? Tudo tem um limite! Quando a procura é maior do que a oferta, os preços tendem a subir e isso resulta na inflação. Em contrapartida, quando a oferta é maior do que a procura, os preços tendem a cair... mas ai, você me pergunta: "isso não é bom?" Eu te respondo: "Não!". Quando não há quem compre, ainda que os preços estejam baixos, muitas empresas não conseguem se sustentar financeiramente e vender a preço de custo também não é o objetivo de nenhuma delas. Então, isso acaba 'quebrando' a maioria e causando muito desemprego. Pronto, crise instaurada!


"Mas Maelly, por que toda essa introdução para falar de 'roupa nova x roupa seminova'?"

Para que todos nós possamos estar conscientes em relação ao que compramos ou deixamos de comprar. A economia precisa de equilíbrio e este equilíbrio está em nós! Sejamos consumidores pensantes e não seres manipulados.


(Querida leitora, permita-me abrir um parêntese aqui e falar sobre propagandas, já que entrei no assunto de marketing... Bom, eu acho que uma boa publicidade é aquela que faz o consumidor pensar em relação ao que está adquirindo e não fazê-lo simplesmente comprar, imprimindo nele uma sensação de desejo insaciável por aquilo anunciado. A propaganda que é manipuladora, subjetivamente está chamando o consumidor de tapado, 'noiado', burro! Mas cá entre nós, eu acredito no futuro do marketing e sei que novas mentes criativas estão vindo por ai com ideias inovadoras para transformar esse mundo da publicidade, levando menos idiotice e mais informação ao consumidor).


Bom, agora vamos ao ponto principal deste post que é a questão das roupas. Diga-me quem ai gosta de vestir uma roupa nova para estrear em algum lugar?


Realmente é muito bom ter algo novo para usar, mas essa palavra "novo(a)" é um tanto subjetivo, podendo compreender vários significados. A definição que quero te mostrar aqui é você entender que estar de roupa nova, não precisa ser necessariamente uma roupa etiquetada que acabou de sair da loja. Em outras palavras, o que é seminovo para um, pode representar algo novo para outros! A ideia é abrir sua mente para que você, que só compra roupas de loja, poder enxergar um outro lado da moda que engloba o bazar, ou seja, as roupas seminovas.


Pensa comigo... Você compra um vestido de festa exuberante e usa em determinada ocasião. Compartilha suas fotos com o mundo e recebe muitos elogios pelo bom gosto! Se surge outro evento logo em seguida e você não quer ir com o mesmo vestido (nada contra quem repete, mas sei que a maioria das mulheres não curtem isso em eventos tão próximos), então o que faz? Não vai? Pede um vestido emprestado da amiga? Ou compra outro novo? Bom, vou te dar outra opção bem mais viável: garimpe um belo vestido seminovo em algum bazar! Isso mesmo! Você vai estar com uma roupa seminova, mas para você e as outras pessoas será nova, ou seja, inédita (entendeu o que quis dizer no início?) e estará lançando mão de um valor bem mais baixo.


Mas esse foi apenas um exemplo... agora imagina você economizando não só nas de festa mas em muitas outras roupas? Não seria incrível? Pois então, essa é a dica valiosa para você está sempre na moda, gastando pouco! Vou te contar minha experiência...


Eu sempre fui uma consumista de moda mais equilibrada, porém gosto muito de uma tendência! Sou daquelas que ama andar no shopping à procura dos "achados" (aquelas peças incríveis de bons preços). Não tenho muita paciência de andar em feiras, no centro da cidade ou de ir em uma boutique específica na rua, então acabo virando refém dos shoppings mesmo, onde eu já encontro de tudo um pouco. Depois que vi a disseminação dos bazares aqui em Goiânia, com preços de outlet, fiquei bastante animada em mudar de nicho para fazer minhas compras. Agora, mais ainda, depois que fui em um bazar de roupas seminovas e vi oportunidades ali, que abriram minha mente. Logo, o mesmo pode acontecer com você! Um consumo mais consciente, pautado em roupas que ainda estão boas para uso a um custo bem mais baixo, pode te levar a descobrir novos universos e desmascarar preconceitos.


Então, #ficaadica !

Para quem quer indicação de bazar de roupas seminovas aqui em Goiânia, em breve deixarei no site minha melhor sugestão, com garantia de muito estilo e qualidade.


Beijooos minhas leitoras lindas!! See You


bottom of page